Apneia do sono – O que é? Como é feito o tratamento?
- Dr. Matheus Goebel
- 19 de abr. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2023

Esse artigo irá explicar o que é a apneia do sono (termo técnico é SAHOS – síndrome de apneia e hipopneia obstrutiva do sono) e como essa condição pode interferir na sua qualidade de vida, levando desde sonolência durante o dia, cansaço crônico, depressão até problemas graves como hipertensão sistêmica e pulmonar, hipoventilação alveolar, e cor pulmonale (quando o coração fica insuficiente por causa de problema pulmonar).
Espero contribuir para que mais pessoas saibam sobre essa condição de saúde, possam ser diagnosticadas, e terem acompanhamento e tratamento adequados.
Caso queira aprofundar-se mais no tema, sugiro ler o artigo feito pela SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), para pacientes. CLIQUE AQUI para ver.
O que é apneia do sono?
Apneia do sono é uma condição que causa paradas ou quase-paradas na respiração por alguns períodos durante o sono. Existem dois tipos de apneia do sono. Uma delas chama-se “apneia obstrutiva do sono” e a outra é chamada de “apneia do sono de origem central”.
Na apneia obstrutiva do sono, a pessoa para de respirar por causa de estreitamento ou
fechamento da garganta.

Normalmente quando uma pessoa está dormindo, as vias aéreas permanecem abertas, e o ar consegue passar do nariz e boca para os pulmões. Em uma pessoa com apneia obstrutiva do sono, partes da garganta e da boca caem sobre a via aérea e bloqueiam o fluxo de ar. Isso pode causar roncos ruidosos e interrupção completa da respiração por alguns períodos. Fonte: Uptodate 2018.
Na apneia do sono de origem central, a pessoa para de respirar porque o cérebro não envia os sinais corretos para os músculos da respiração. Geralmente quando as pessoas falam sobre apneia do sono, estão se referindo à apneia obstrutiva do sono, que é o tema desse artigo.
Pessoas com apneia do sono não sabem que elas param de respirar enquanto dormem. Mas às vezes acordam assustadas ou engasgando no meio de uma respiração, ou ainda com sensação de afogamento. Elas frequentemente ficam sabendo que roncam pelas pessoas próximas, do seu convívio.
Quais são os sintomas de apneia do sono?
Os sintomas principais são roncos ruidosos, cansaço e sonolência diurna. Outros sintomas podem incluir:
Sono agitado
Acordar com sensação de sufocamento ou engasgo
Dores de cabeça ao acordar, boca seca, ou com dor na garganta.
Acordar frequentemente para urinar
Acordar sentindo que não descansou bem
Dificuldade para pensar claramente ou para lembrar das coisas.
Algumas pessoas com apneia do sono não apresentam sintomas, ou elas não sabem que têm os sintomas. Muitas vezes, a pessoa acha que é normal ficar cansado durante o dia ou roncar muito.
Devo procurar um médico?
Sim. Se você acha que pode ter apneia do sono, converse com seu médico.
Há um teste para apneia do sono?
Sim. Se seu médico suspeita que você tenha apneia do sono, ele deve solicitar um estudo do sono – a polissonografia. Em alguns casos pode ser realizado em casa, mas também pode ser necessário fazer em uma clínica do sono. Para o estudo, você passa a noite ligado a diferentes sensores que irão monitorar sua frequência cardíaca, respiração, e outras funções do corpo. Os resultados desse teste irão ajudar seu médico a descobrir se você tem essa condição.
Há algo que posso fazer por conta própria para ajudar na minha apneia do sono?
Sim, aqui estão algumas coisas que podem ajudar:
Evite dormir de barriga para cima, prefira dormir de lado. (Muitas vezes isso é difícil de fazer, porque as pessoas não conseguem controlar sua posição durante o sono. Além disso, apenas algumas pessoas serão beneficiadas, outras não).
Perca peso, se você está acima do peso.
Evite bebidas alcoólicas, pois o álcool piora a apneia do sono.
Como a apneia do sono é tratada?
Como foi dito no tópico anterior, a perda de peso pode ajudar muito se você for obeso ou estiver acima do peso. Porém, a perda de peso pode ser difícil, e é necessário tempo para perder a quantidade de peso suficiente para ajudar na sua apneia do sono. A maioria das pessoas necessita de outro tratamento enquanto estão perdendo peso.
O tratamento mais efetivo para a apneia do sono é um aparelho que mantém sua via aérea aberta enquanto você dorme. O tratamento com esse aparelho é chamado de “pressão positiva contínua na via aérea”, ou CPAP (que é a sigla em inglês para “Continuous Positive Airway Pressure”). Pessoas que necessitem do CPAP usam uma máscara à noite acoplada ao aparelho, que as ajudam respirar melhor.

A máscara de CPAP sopra gentilmente ar pelo nariz enquanto você dorme. Ela mantém uma pressão que seja apenas suficiente para impedir que sua via aérea se feche. A máscara nessa figura encaixa-se apenas no nariz. Outras máscaras estão disponíveis também, como aquela que cobre o nariz e a boca ao mesmo tempo. Fonte – Uptodate 2018
Se seu médico prescrever o uso de CPAP, tente ser paciente ao usá-lo. A máscara pode parecer desconfortável à primeira vista, e o aparelho pode parecer barulhento, mas hoje em dia existem aparelhos e máscaras de alta tecnologia, que visam o maior conforto do paciente, e muito pouco ruído. O uso do aparelho vale a pena. Pessoas com apneia do sono que usam o CPAP sentem-se mais descansadas, e de maneira geral sentem-se melhor, além de ajudar a melhorar outros problemas causados pela apneia do sono (ver no próximo tópico, abaixo).
Existe também um outro dispositivo que você pode usar na boca, chamado de “peça bucal”, ou “dispositivo de elevação da mandíbula”. Ele também pode ajudar a manter a via aérea aberta durante o sono.
Em casos raros, quando nenhum dos tratamentos propostos é suficiente para melhora da apneia do sono, o médico pode recomendar cirurgia para manter as vias aéreas abertas. Essa cirurgia nem sempre é efetiva, e em alguns casos, o problema pode voltar.
Quais são os perigos da apneia do sono?
A apneia do sono pode causar algumas condições potencialmente graves. As pessoas com apneia do sono não têm sono de boa qualidade, então elas ficam frequentemente cansadas e menos alertas. Isso pode colocá-las em risco de acidentes automobilísticos e no trabalho. Além disso, os estudos mostram que pessoas com apneia do sono têm maior propensão em desenvolverem hipertensão arterial (pressão alta), ataques cardíacos, e outros problemas sérios de coração. Em pessoas com apneia do sono grave, o tratamento (por exemplo, com o CPAP), pode ajudar a prevenir alguns desses problemas.
Fonte: Adaptado de UptoDate 2018.
Fonte da imagem de capa: https://www.youtube.com/watch?v=i6lxO6W2-m8
Comments