top of page

Cigarro - Sempre é hora de pensar em parar.

  • Dr. Matheus Goebel
  • 26 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2021


O tabagismo integra o grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa na Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, 1997) e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

O hábito de fumar é responsável por diversos tipos de doenças, não só pulmonares, mas em vários outros órgãos e sistemas.

Atenção: Esse artigo tem apenas caráter informativo. Caso necessite de ajuda para parar de fumar, o melhor a fazer é realizar uma consulta médica para avaliação do seu grau de dependência, comorbidades, dentre vários outros pontos, para que seja feito um plano de tratamento individualizado, dentro das suas necessidades.

Quais são os benefícios de parar de fumar?

Parar de fumar pode reduzir suas chances de adquirir ou morrer de doenças cardíacas, doenças pulmonares, insuficiência renal, infecção, ou câncer. Pode também reduzir as chances de ter osteoporose, uma condição que causa enfraquecimento dos ossos. Além disso, parar de fumar pode fazer sua pele parecer mais rejuvenescida e reduzir a chance de desenvolver problemas relacionados ao sexo, como impotência.

Importante: Parar de fumar irá melhorar sua saúde independente da sua idade e do tempo que você já fumou!

O que devo fazer se eu decidir parar de fumar?

Alguns passos podem ser seguidos, e são muito importantes para aumentar as chances de sucesso ao parar de fumar. São eles:

  • Marcar uma data para parar.

  • Dizer aos seus familiares, amigos, e pessoas do seu convívio, que você planeja parar de fumar.

  • Antecipar ou planejar as ações que você deve fazer nas horas difíceis que irá enfrentar enquanto estiver parando.

  • Remover completamente os cigarros e todos ou outros produtos do tabaco da sua casa, carro e trabalho.

  • Conversar com seu médico sobre possibilidade de ajuda para parar.

Como meu médico pode ajudar?

Seu médico pode te aconselhar sobre a melhor maneira de parar de fumar. Além do aconselhamento, podem ser utilizados medicamentos para:

  • Reduzir sua fissura por cigarros

  • Reduzir os sintomas desconfortáveis que podem surgir quando você para de fumar (chamados de “sintomas de abstinência”).

Quais são os sintomas de abstinência? - Os sintomas incluem:

  • Dificuldade para dormir

  • Irritabilidade, ansiedade ou fadiga

  • Sentir-se frustrado ou nervoso

  • Dificuldade para pensar claramente

Menos comum, algumas pessoas podem apresentar temporariamente alguns sintomas depressivos, que podem requerer acompanhamento e tratamento, como terapia ou medicações anti-depressivas. Não deixe de comentar sobre seus sintomas nas consultas de acompanhamento.



Como medicamentos podem ajudá-lo a parar de fumar? – Medicamentos diferentes funcionam de maneiras diferentes:

  • Terapia de reposição de nicotina diminui a abstinência e a fissura do organismo pela nicotina, a droga principal encontrada em cigarros. Existem formas diferentes de reposição de nicotina, incluindo adesivos para a pele, chicletes e sprays nasais. Alguns podem ser comprados sem prescrição, mas outros podem precisar da receita.

  • Bupropiona é uma medicação vendida apenas com prescrição médica, que reduz o desejo de fumar. Não deixe de falar com seu médico se tiver história de crises convulsivas, ou qualquer doença no cérebro, ou nos vasos do cérebro, pois essas condições podem contraindicar o uso da medicação.

  • Vareniclina também é uma medicação vendida apenas com prescrição médica que reduz os sintomas de abstinência e a fissura pelo cigarro. Se você tiver história de depressão, ansiedade ou doença cardíaca, não deixe de falar com seu médico, pois isso pode ser importante na decisão de prescrever ou não o medicamento. A vareniclina pode também aumentar os efeitos do álcool em algumas pessoas.

Como funciona o aconselhamento?

O aconselhamento pode acontecer durante visitas formais ao consultório, mas também por telefone. Pode te ajudar a:

  • Descobrir o que desencadeia sua vontade de fumar e o que você pode fazer a respeito disso.

  • Vencer as fissuras

  • Descobrir o que deu errado na última vez que você tentou parar de fumar.

O que funciona melhor?

Estudos mostram que as pessoas têm maior chance de parar de fumar se elas tomam medicamentos para ajuda-las e além disso fazem trabalho psicológico. Pode também ser útil a combinação de terapia de reposição de nicotina com um dos medicamentos que exigem prescrição médica. Em alguns casos, pode inclusive ser utilizada a combinação de bupropiona e vareniclina. Só seu médico pode, junto com você, avaliar o melhor tratamento para as suas necessidades.

E em relação aos cigarros eletrônicos?

Existe dúvida se os cigarros eletrônicos podem ajudar a parar de fumar. Atualmente não recomendamos o uso de cigarros eletrônicos ao invés de medicamentos (discutidos acima) e aconselhamento. Isso é devido aos cigarros eletrônicos conterem nicotina, além de outras substâncias que podem também serem danosas. Ainda não está claro para a medicina como eles podem afetar a saúde das pessoas no longo prazo.

Vou ganhar peso de parar de fumar?

Infelizmente sim, você pode ganhar alguns poucos quilos a mais. Mas parar de fumar vai com certeza ter um efeito muito mais positivo na sua saúde do que o ganho de alguns poucos quilos. E além disso, você pode prevenir o ganho de peso sendo mais ativo – fazendo atividades físicas regulares – e comendo menos. Parar de fumar vai ajudá-lo a ter mais tolerância e ânimo para as atividades físicas. O uso da medicação bupropiona também pode ajudar no controle do ganho de peso.

O que mais posso fazer para melhorar minhas chances de parar de fumar?

  • Iniciar uma atividade física

  • Afastar-se de fumantes e lugares que você associa com o hábito de fumar. Se as pessoas próximas a você também fumam, peça a elas para pararem de fumar junto com você, ou se não for possível, que ao menos parem de fumar perto de você.

  • Mantenha um chiclete, ou uma bala sem açúcar, água, ou alguma coisa para colocar na boca sempre por perto. Se tiver fissura pelo cigarro, utilizar um desses pode ajudar a passar.

  • Não desista! Mesmo se eventualmente você voltar a fumar. A maioria das pessoas precisa de algumas tentativas antes de parar definitivamente.

E se eu estiver grávida e fumar?

Se você estiver grávida, é muito importante para a saúde de seu bebê que você pare imediatamente de fumar. Pergunte ao seu médico quais são suas opções, e o que é o mais seguro para seu bebê.

Caso queira aprofundar ainda mais nesse assunto, não deixe de conferir o artigo feito para pacientes pela SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. CLIQUE AQUI.

Fonte: Adaptado de UpToDate 2018.

Comments


bottom of page